O clima organizacional é a experiência das pessoas com a organização, considerando o ambiente, as pessoas e todas as relações de trabalho. Ele pode influenciar diretamente nos sentimentos, comportamentos e estados emocionais, afetando a disposição das pessoas..
Um ambiente de trabalho positivo é aquele em que a pessoa confia na sua liderança e nas pessoas com quem trabalha e gosta de desempenhar o seu trabalho. Ou seja, o clima organizacional é a mensuração dos sentimentos e percepções das pessoas colaboradoras sobre toda essa complexidade empresarial.
Para manter o clima positivo é preciso ouvir as pessoas, compreender suas necessidades e oferecer estratégias e mecanismos que atendam seus anseios. Focar nas pessoas e seus sentimentos é a maneira ideal para garantir um ambiente saudável de trabalho.
O impacto do clima organizacional positivo pode ser visto na motivação, engajamento e produtividade. Por outro lado, uma atmosfera negativa pode gerar baixo desempenho, brigas e, até mesmo, pedidos de demissão.
Um clima organizacional saudável traz diversas vantagens, como aumento da produtividade, engajamento e inovação.
Vantagens para os funcionários
Sentirem-se valorizados e parte integrante da empresa
Terem mais abertura para a criatividade e inovação
Terem mais motivação e engajamento
Terem mais facilidade para expressar ideias e feedbacks
Terem mais facilidade para se comprometer com as metas da empresa
Terem mais facilidade para permanecer na empresa
Vantagens para a empresa
Atrair mais talentos
Aumentar a produtividade
Fortalecer a cultura organizacional
Melhorar a comunicação interna
Reduzir a rotatividade
Melhorar a eficiência dos processos
Atrair investidores e parceiros
Melhorar a saúde mental dos funcionários
Aumentar a diversidade e inclusão
Um clima organizacional negativo pode trazer diversas desvantagens para a empresa, como:
Desmotivação
Os funcionários podem sentir-se desengajados e sem vontade de participar dos projetos da empresa
Conflitos
A falta de comunicação pode gerar mal-entendidos e desconfiança entre os colaboradores
Baixa produtividade
O ambiente de trabalho estressante pode impactar negativamente o desempenho da equipe
Alta rotatividade
A insatisfação pode levar os funcionários a procurar outras oportunidades
Aumento de custos
A rotatividade pode aumentar os gastos com contratação e treinamento
Doenças
O ambiente nocivo pode aumentar a propensão a doenças físicas e psíquicas
Perda de talentos
Os bons funcionários podem considerar mudar de emprego
Processos trabalhistas
Um clima organizacional ruim pode aumentar as chances de processos trabalhistas
Fontes: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/impacto-do-clima-organizacional/
https://www.agendor.com.br/blog/clima-organizacional-ruim/
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