segunda-feira, 31 de março de 2025

clima organizacional

 O clima organizacional é a experiência das pessoas com a organização, considerando o ambiente, as pessoas e todas as relações de trabalho. Ele pode influenciar diretamente nos sentimentos, comportamentos e estados emocionais, afetando a disposição das pessoas..

Um ambiente de trabalho positivo é aquele em que a pessoa confia na sua liderança e nas pessoas com quem trabalha e gosta de desempenhar o seu trabalho. Ou seja, o clima organizacional é a mensuração dos sentimentos e percepções das pessoas colaboradoras sobre toda essa complexidade empresarial.

Para manter o clima positivo é preciso ouvir as pessoas, compreender suas necessidades e oferecer estratégias e mecanismos que atendam seus anseios. Focar nas pessoas e seus sentimentos é a maneira ideal para garantir um ambiente saudável de trabalho.

O impacto do clima organizacional positivo pode ser visto na motivação, engajamento e produtividade. Por outro lado, uma atmosfera negativa pode gerar baixo desempenho, brigas e, até mesmo, pedidos de demissão.

Um clima organizacional saudável traz diversas vantagens, como aumento da produtividade, engajamento e inovação. 

Vantagens para os funcionários 

Sentirem-se valorizados e parte integrante da empresa

Terem mais abertura para a criatividade e inovação

Terem mais motivação e engajamento

Terem mais facilidade para expressar ideias e feedbacks

Terem mais facilidade para se comprometer com as metas da empresa

Terem mais facilidade para permanecer na empresa

Vantagens para a empresa 

Atrair mais talentos

Aumentar a produtividade

Fortalecer a cultura organizacional

Melhorar a comunicação interna

Reduzir a rotatividade

Melhorar a eficiência dos processos

Atrair investidores e parceiros

Melhorar a saúde mental dos funcionários

Aumentar a diversidade e inclusão


Um clima organizacional negativo pode trazer diversas desvantagens para a empresa, como: 

Desmotivação

Os funcionários podem sentir-se desengajados e sem vontade de participar dos projetos da empresa 

Conflitos

A falta de comunicação pode gerar mal-entendidos e desconfiança entre os colaboradores 

Baixa produtividade

O ambiente de trabalho estressante pode impactar negativamente o desempenho da equipe 

Alta rotatividade

A insatisfação pode levar os funcionários a procurar outras oportunidades 

Aumento de custos

A rotatividade pode aumentar os gastos com contratação e treinamento 

Doenças

O ambiente nocivo pode aumentar a propensão a doenças físicas e psíquicas 

Perda de talentos

Os bons funcionários podem considerar mudar de emprego 

Processos trabalhistas

Um clima organizacional ruim pode aumentar as chances de processos trabalhistas

Fontes: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/impacto-do-clima-organizacional/

             https://www.agendor.com.br/blog/clima-organizacional-ruim/

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